Educação no Brasil: “Mudar ou Morrer”


DO ESTÁGIO ATUAL COLONIAL PARA UMA NOVA ERA DE DESPERTAR AS INFINITAS POSSIBILIDADES DA CONSCIÊNCIA E DA CULTURA

por Mauro Kassow Schorr Orua                                           13239117_10209309148755121_7731948502871454823_n

Instituto Anima de Desenvolvimento Sustentável

 

 

Vamos ver como está a escola pública brasileira, mantida pelo estado, com os recursos profundamente limitados, ou o que sobrou dela…

São prédios na maioria fechados, com grades, cercas, pouco iluminados, com horários rígidos, que iniciam desde a 7:30 e vão até as 12:00 hs, com intervalo de recreio de 15 min

Temos normalmente 4 a 5 aulas em cada turno com disciplinas diferentes, como Matemática, Física, Química, História, Português, Inglês, Biologia, Ciências, Artes, Educação Física, algumas ainda tem Filosofia e Educação Religiosa, Moral e Cívica

O que importa ainda é o olhar sobre o conteúdo curricular, para que serve, sua real utilidade para o dia a dia da criança e do jovem e para o despertar de sua consciência e cidadania responsável.

Possivelmente 60 % deste conteúdo pode ser dispensado, enxugado, clareado, colocado mais em função de nossa realidade, e isto é importante para que os alunos tenham mais tempo para aproveitar todos os múltiplos benefícios que uma escola moderna e atualizada pode trazer a suas vidas.

13490677_10209500875508170_3953246796555092386_oOutra questão, é que podemos unir disciplinas com este enxugamento curricular, como Matemática e Física, Química e Biologia, Português, Espanhol e Inglês, História e Geografia, afinal estamos sendo analíticos demais em nossa educação, e pouco práticos e vivencialistas, não é apenas o local, ou a sua história que importam para serem valorizados no imaginário de uma pessoa, mas o conjunto delas, e que envolva sua economia, cultura, musica, arte, política, entre outras.

Hoje temos ainda o estudo de tantas complexidades de nossa língua portuguesa, que poderíamos diminuir boa parte desta teoria, que no fundo será brevemente esquecida, e colocar questões mais comparativas nas línguas inglesa e espanhola, assim com o passar dos anos, os alunos podem ir se habituando em pelo menos entender mais a base destes idiomas muito encontrados em nosso país, sem desvalorizar o português do Brasil.

Há outras disciplinas que são importantes ou fundamentais para o século XXI, como educação ambiental e sustentabilidade, educação musical, terapias holísticas complementares para saúde preventiva, sistemas de jogos cooperativos, dragon dreaming, o cuidado comunitário da própria escola, etcs, e que são desprezadas ou esquecidas.

13495463_10209500886148436_1967124251795867249_oAfinal em sua sociedade apática, despolitizada, paralisada em meio a uma crise política e econômica, pouco temos de análise e busca de soluções para que os nossos sonhos avancem de forma democrática e mais participativa, sem medo de enfrentar as forças involutivas conservadoras, que querem sempre manter o povo manipulado, explorado, saqueado, iludido, feito carne de caça ou rebanho a ser sacrificado, me perdoem…

Se temos hoje uma perspectiva sombria sobre nosso futuro ambiental, afinal os sinais estão aí: escassez de água, rios poluídos, cidades lotadas de gente e esgoto para todo lado, mais automóveis do que pode suportar as urbes, então o colapso deste sistema capitalista é evidente que vai surgir, e com ele uma profunda perda de qualidade de vida, e de uma forma até quase irrecuperável e de alto custo.

Tecnologias sustentáveis e de educação socioambiental, mídia e força econômica e administrativa nós temos, falta a direção e ótima e insistente vontade política, que não há ainda desenhada e participativamente elaborada.

Políticos e políticas inovadoras no Brasil, são raridade.

Outra questão é o dano, o desastre na saúde cultural de nossas novas gerações.

Se você vai dar aula hoje em uma sala pública, tudo parece um inferno, o comportamento dos alunos é incrivelmente desordeiro.

Possivelmente 10 % da sala esteja realmente conectada a escola, ao que o professor está tentando ensinar, os demais estão saturados, ou distantes, buscando outro tipo de fonte de conhecimento, alegando que tudo aquilo ali que está vindo da escola não é útil, e sim ultrapassado ou não é real.

Assim temos este ponto de mudança que é o currículo e seu conteúdo, mas outra mudança necessária, é como vamos esvaziar a mente intoxicada de informações racionais inúteis, de nossos alunos, com nova formas de possibilitar sua paz natural, entusiasmo, sua saúde, seu relaxamento, seu vazio receptivo, sua meditação e até sua iluminação criativa.

Estas últimas já são metas muito arrojadas, mas são sonhos e grandes horizontes que precisam ser valorizados, por que nos libertam do medo e do que tentam nos impor de forma enganosa em nosso país.

Como até hoje no Brasil, não se tem salas para relaxamento nas escolas, para prática de ginástica, dança, yoga, tai chi chuan, meditação, reuniões, filmes, e isto também é importante para empresas.

È como se dirigir um carro com um óleo velho, gasto, de repente, o motor estoura, pifa, e o prejuízo fica imenso.

Assim é nossa juventude: intoxicada de tanto lixo intelectual, aí precisa de álcool, drogas, sexo, roubo, violência, para descarregar a psique.

Nós em outro texto sobre educação ambiental, propomos que o recreio possa ter 45 min, e diversas atividades artísticas, esportivas e recreativas de grupo, onde o aluno vai rotacionar em cada uma delas, isto será muito terapêutico a cada estudante e vai melhorar a atenção e a saúde coletiva de cada sala de aula, chamo este processo de “Recreio Vivo”.

Óbvio que é necessário se investir realmente em educação, no salário e qualificação dos professores, diretores, funcionários, na democratização interna da escola, da renovação de cargos, fazer a escola atuar de forma integral, ao ponto de se transformar em um clube social.

Não é possível que o 4o. maior país do mundo não tenha recursos para educar seu povo de forma sadia, isto é um completo absurdo.

Portanto, vamos acordar para esta grande luta que temos que ter para que a sociedade mude para melhor.

Este texto será enviado ao presidente da república, e em várias redes sociais.

Contribua, dê sugestões, tenho 30 anos de esforço imenso no Brasil, mas as ideias que lançamos não foram aproveitadas muitas vezes, por não interessarem aos pretensos donos do pais, que não querem ver esta bela nação deixar de ser uma colônia do capitalismo internacional e obter realmente o poder sobre suas riquezas naturais e culturais, e sobretudo salvar e valorizar sua riquíssima e diversificada cultura popular.

Atenciosamente,

Mauro Kassow Schorr Orua

Instituto Anima de Desenvolvimento Sustentável

Enseada do Brito, Palhoça, 16 de Abril de 2016

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