A economia de Miguel Pereira está aquecendo?


Se tornou normal o Prefeito de Miguel Pereira lançar lives apresentando novidades, desempenhando um papel muito similar ao garoto-propaganda das Casas Bahia anunciando novas promoções. Em todas as lives, ele diz estar “aquecendo a economia” de Miguel Pereira.

Mas o que significa “aquecer a economia”?

Os indicadores mínimos para saber como anda a economia de uma cidade são: o Produto Interno Bruto, a taxa de inflação, e a taxa de desemprego.

Em algum momento, entre atacar a oposição, elogiar os “queridos” aliados, e arrotar os “grandes empreendimentos”, o Prefeito nos informa tais índices? Não!

Por exemplo: segundo o IBGE, Miguel Pereira tinha, em 2021, uma população estimada de 25.622 habitantes. Dos quais apenas 4.765 (apenas 18,6% da população) possuíam emprego formal. Desses, a média de rendimentos era de 1,9 salários-mínimos (na época, mais ou menos 2.400 reais). Em média! Sendo que o aluguel de uma casa em Miguel Pereira muitas vezes chega a 2 mil reais (e tende a aumentar com o aumento do IPTU). A passagem de ônibus aumentou, a luz aumentou, a água aumentou (sendo que nem sempre há para a população transporte, luz e água). Isso sem falar nos empregos informais, que muitas vezes sequer chegam a um salário mínimo.

Será que a Prefeitura possui uma equipe econômica capaz de ter sob controle esses dados atualizados? Deveria! Se tem, e não divulga, é porque não quer que o povo miguelense saiba a real condição econômica da cidade. Agora, se não tem, é incompetente, e então essa história de “aquecer a economia” é conto da carochinha, enquanto não vier acompanhada dos dados.

Prefeito, divulgue os dados econômicos da cidade! Qual é a população economicamente ativa? Qual é a taxa de desemprego? Qual é a média salarial desses novos empreendimentos? Qual o impacto da sua chegada nos pequenos negócios locais? Quais são as condições de trabalho? Mostre em números o quanto esses novos grandes empreendimentos “aquecem a economia”!

O povo não é bobo, e sabe analisar a economia da cidade pelo quanto pesa no seu próprio bolso.

O garoto-propaganda das Casas Bahia é muito simpático, até chegar o carnê.

Deixe um comentário